Cariocas x Paulistas

Apesar de a CBF e a FIFA estarem cheias de amores pela cidade maravilhosa, já foi o tempo em que se podia afirmar que “o Rio é a capital do futebol no Brasil”. Aliás, é duro para uma carioca admitir, mas São Paulo está cada vez mais merecedor desse título.

Como bem disse o jornalista Gilmar Ferreira, recentemente em seu blog, os clubes de lá colocaram as rivalidade para escanteio e fortaleceram o futebol paulista. Resultado: 12 dos últimos 20 títulos brasileiros. Isso se tratando de futebol masculino.

O futebol feminino paulista dá um verdadeiro "olé" no Rio. Sereias da Vila se destacam

Quando se fala em futebol feminino, São Paulo dá um verdadeiro olé no Rio. Haja visto o “campeonato” carioca deste ano, em que apenas três (sério, 3!) times se inscreveram.

Já na na terra da garoa, o estadual acontece com regularidade desde 1997 e tem um patrocinador fixo há dois anos. Não à toa, São Paulo tem o time feminino que é referência nacional: as Sereias da Vila, do Santos.

E foi justamente o Santos que, no ano passado, repatriou Cristiane e a nossa rainha Marta (salve, salve!). Elas ajudaram o clube a conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores. A ironia é que a melhor do mundo iniciou sua carreira profissional no Vasco e, até então, não havia mais atuado em outro clube brasileiro.

É, Rio, beleza pode ser fundamental. Só que para efetivamente desenvolver o esporte, é preciso mais… organização e planejamento, por exemplo, são bem-vindos! #prontofalei