1, 2, 3, 4, 5 vezes Marta

A nossa rainha do futebol foi mais uma vez indicada ao prêmio de Jogadora do Ano, da FIFA. \o/ Presente na lista desde 2004, a melhor do mundo tem tudo para conquistar um inédito quinto título.

Marta fez novamente uma grande temporada na Women’s Professional Soccer (WPS), a liga norte-americana. A brasileira liderou a equipe do Gold Pride rumo ao título e foi artilheira do campeonato com 19 gols. Antes da Bola de Ouro, ela já havia sido indicada a outro prêmio, o Sportswoman of the year.

Conheça as concorrentes da brasileira na disputa pelo prêmio da FIFA:

Camille Abily (FRA) – meio-campo do Gold Pride, compartilhou com Marta o título da WPS este ano. Jogou por empréstimo no Paris St. Germain durante a entressafra 2009/10.

Fatmire Bajramaj (Alemanha) – camisa 10 do FC Turbine Potsdam, atual campeão da Bundesliga e um dos times femininos mais bem sucedidos da Alemanha.

So Yun Ji (Coreia do Sul) – medalha de bronze e vice-artilheira com oito gols no Mundial sub-20. Atuando no futebol universitário da Coréia do Sul, é uma promessa de goleadora.

Birgit Prinz (Alemanha) – levou três vezes a Bola de Ouro (2003, 2004 e 2005) antes da hegemonia de Marta. Porém, já não é mais a mesma jogadora daquela época. Atualmente é vice-artilheira do FFC Frankfurt, terceiro colocado na última temporada da Bundesliga.

Caroline Seger (Suécia) – Em 2009, foi anunciada como primeira opção para o projeto de expansão do futebol feminino do Philadelphia Independence, que já na última temporada da WPS ficou na terceira posição. É uma revelação do futebol feminino mundial.

Christine Sinclair (Canadá) – Mais uma parceira de Marta no Gold Pride a atancate foi selecionada em 2009 para a WPS All-Star Team. Entra na lista da FIFA pela quinta vez e pode ser a maior concorrente da brasileira.

Kelly Smith (Inglaterra) – Experiente jogadora, está na segunda indicação à Bola de Ouro e também foi do WPS All-Star Team de 2009. Foi vice-campeã na última temporada da WPS com o Boston Breakers e marcou 11 gols. Outra forte concorrente ao prêmio da FIFA.

Hope Solo (Estados Unidos) – Única goleira indicada na lista da FIFA, é mais um membro do WPS All-Star Team de 2009. Apesar da boa média de defesas (salvou 29 em 37 chutes), seu time, Atlanta Beat, foi último colocado da liga norta-americana.

Abby Wambach (Estados Unidos) – Goleadora do Washington Freedom, marcou 13 vezes este ano (sendo cinco decisivas). Levou o título de “Jogadora da semana” em duas rodadas da WPS. O clube terminou a temporada da WPS em quarto lugar.