Derrotado pelo desgaste físico, Brasil é vice

A seleção feminina sofreu os efeitos do fim de temporada e não superou o Canadá na final do Torneio Cidade de São Paulo. O empate de 2×2 deu o título para as canadenses, que fizeram melhor campanha na primeira fase. Marta e Cristiane Sinclair, que disputam a Bola de Ouro, foram decisivas.

As canadenses foram melhores no jogo, especialmente no primeiro tempo. A marcação implacável sobre Marta dificultou a troca de bola entre as brasileiras. As canadenses abriram espaço na defesa do Brasil – que não esteve bem – e marcaram aos 43 minutos.

Com muitas jogadoras machucadas ou sentindo dores, a seleção brasileira reagiu na segunda etapa graças à genialidade de Marta. Ela marcou aos nove com uma jogada sensacional (ouça o gol). Aos 27′, Marta fez mais um de pênalti. O Canadá jogava com dez, porém o Brasil não soube cadenciar o jogo e a defesa continuou desorganizada. Christiane Sinclair garantiu a taça para as canadenses com um belo chute colocado da entrada da área.

Veja os gols

nnnnnnnnn

Ao final do jogo, Marta ressaltou o desgaste das jogadoras do Brasil:

“- Pouca gente aqui sabe que essas meninas jogaram o ano todo, mas o público quer ver a seleção brasileira jogando bem e a gente se esforça para isso. Essa competição deveria ser marcada numa data melhor para todo mundo” – disse a jogadora brasileira.

A reclamação de Marta tem a ver com o ingrato calendário do futebol feminino nacional. Este ano, alguns clubes chegaram a jogar 60 partidas. Com competições paralelas, houve casos de equipes que atuaram em dois jogos no mesmo dia ou em datas consecutivas.

Na sua maioria, a seleção feminina é formada por jogadoras que atuam em times nacionais. Mesmo depois do intenso ritmo de jogos, elas classificaram o Brasil para o Mundial 2011 e as Olimpíadas, vencendo o Sul-Americano. Nos 19 dias que passaram até a estreia pelo Torneio Cidade de São Paulo, algumas convocadas jogaram pelos seus clubes nas decisões do Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

Jogadoras de Santos, Palmeiras e Foz Cataratas que atuam pela seleção já voltam a campo a partir de 5 de janeiro. Esses times participarão do Torneio Internacional Interclubes, que terá também o Umea (Suíça).