Flamengo planeja time feminino

Foto: Blog Flamengo eternamente

O clube rubro-negro aprovou a montagem um time feminino. A Copagaz será a patrocinadora do projeto que pretende trazer o técnico Kleiton Lima e a jogadora Marta. (saiba mais).

O clube afirma que o patrocínio é efeito da contratação de Ronaldinho Gaúcho, mas tenho dúvidas sobre essa relação. Acho que uma marca forte como o Flamengo poderia conseguir investidores para essas modalidades com ou sem um craque na vitrine. Aliás, qualquer grande clube do Brasil poderia, basta ter interesse.

O Santos é o melhor exemplo disso. Muito antes de Neymar e Ganso virarem estrelas, as Sereias da Vila já tinham até títulos internacionais no currículo. Quando as meninas ganharam a Copa Mercosul, em 2006, nem Robinho e Diego estavam mais no clube.

Aliás, segundo o Lance.net, o Flamengo estaria planejando contratar boa parte do time do Santos. Isso poderia ser um tiro pela culatra no futebol feminino nacional. Pela projeção que tem na mídia, o rubro-negro poderia ajudar a alavancar a modalidade no país. Entretanto, desmontar o time das Sereias da Vila não contribuiria em nada para isso.

A iniciativa de investir no futebol feminino é louvável e deveria servir de exemplo para outros clubes. Mas precisa ser desenvolvida com foco no crescimento da modalidade e não apenas no clube. Afinal, sem outros times não se faz campeonatos. E sem campeonatos a marca do patrocinador rubro-negro vai aparecer para quem? Envolver federações e a mídia para que o futebol feminino também é fundamental para que o futebol feminino ganhe projeção e mais investimentos.