FIFA destaca futebol feminino no Dia Internacional da Mulher

Neste dia 8 de março, quando a data dedicada às mulheres completa 100 anos, Joseph Blatter registrou sua homenagem especial às jogadoras de futebol feminino no site da FIFA. Na mensagem, o presidente lembra que também no esporte as mulheres sempre tiveram que lutar para conquistar seu espaço. O texto destaca o futebol feminino como fonte de autoconfiança e saúde e reforça o compromisso da FIFA com a categoria. (Leia a mensagem na íntegra).

De fato, a entidade máxima do futebol tem cada vez mais apoiado o futebol feminino. Como lembra a mensagem de Blatter, a Copa do Mundo feminina comemora, em 2010, 20 anos da sua primeira edição. No entanto, se comparado ao masculino, a projeção do futebol feminino no mundo ainda é muito recente. Os esforços da FIFA são louváveis, mas a entidade pode (e deve!) fazer mais pela categoria, especialmente no que diz respeito à divulgação. Quando as competições de futebol feminino ganharem mais exposição, certamente haverá patrocinadores interessados em apoiar a modalidade.

Enquanto isso, registro aqui minha homenagem especial às mulheres que lutam para que o futebol feminino se estabeleça como esporte profissional. Jogadoras, treinadoras, médicas, nutricionistas e todas as profissionais envolvidas com a categoria. Parabéns pela garra e perseverança. Tenho prazer e orgulho de divulgar o trabalho de vocês! E, para representá-las, ilustro este post com a imagem do símbolo maior do futebol feminino: nossa rainha Marta, que merece um parabéns pra lá de especial neste Dia Internacional da Mulher.