Abril: mês do futebol feminino

A Copa do Mundo Feminina é só em junho, diversos campeonatos no Brasil e no mundo terão o pontapé inicial.

Aqui, pelo menos cinco estaduais têm início em abril. A partir do dia 16, vinte equipes disputam o título paulista que pertence atualmente às Sereias da Vila (saiba mais). Antes do início do torneio, as favoritas perderam o jogo treino contra o Centro Olímpico. Já no Rio de Janeiro, federação e clubes ainda precisam definir alguns termos da disputa mas o Carioca tem início previsto para o dia 17 (saiba mais).

Dia 10, a bola rola no Sul mas apenas quatro equipes participarão do Gaúcho este ano. Na mesma data, começa o Paraense com nove clubes. Uma semana depois, tem início o campeonato Candango.

Enquanto isso, a Europa acompanha a estreia de uma nova liga feminina. Embalada pela vitória sobre os EUA em amistoso, a liga inglesa, batizada de Women’s Super League (WSL), já começa com dois clássicos na primeira rodada. Dia 14, o Liverpool pega o Everton e na véspera a disputa é entre os londrinos Chelsea e Arsenal. Os ganers ainda acompanham as semi-finais da Champions League. O Arsenal joga contra o Lyon, pentacampeão francês, e na outra partida o atual campeão Turbine Potsdam enfrenta o também alemão Disburg. Os jogos de ia serão dia 9 e os de volta dias 16 e 17.

A principal liga do mundo também começa dia 9. Mas a Women’s Professional Soccer (WPS), dos EUA, não passa ilesa aos problemas de estrutura. O Gold Pride, atual campeão e ex-clube de Marta, não montou equipe para a competição este ano. A craque e Maurine estream com o New York Flash no dia 17.

Estaremos de olho em todos os torneios para atualizar os fãs da modalidade aqui no blog. Fiquem ligados!